Franquias

Franquias

Em 2014 o crescimento de Franquias fui superior ao PIB, 7,6% contra 0,1%. (http://www.portaldofranchising.com.br). Também o aumento no número de novos empreendimentos cresceu, foi 9,8% maior que o ano anterior. O estado de São Paulo possui o maior número, 37,5% das 125.641 unidades franqueadas no Brasil.

Uma das principais características dos investidores ao optar por uma Franquia, é a busca de um negócio já estabelecido, com processos definidos, porém, nem sempre é o que se encontra.

Com o surgimento das micro-franquias, onde os investimentos não ultrapassam R$ 25 mil, é comum a falta de ferramentas de gestão e de estratégia de ação, o que acaba frustando o Investidor, já nos investimentos de maior valor a chances de ter esses problemas diminuem, mais não cessam.

A falta de experiência na atividade escolhida é um grande obstáculo, seja na atividade fim ou mesmo na administração do negócio. Desta forma um estudo detalhado da Franquia escolhida e do mercado em que esta inserido é fundamental. Depois que já iniciou as atividades, e os problemas inerentes de uma empresa começaram a aparecer, fica difícil discutir as regras do jogo. É importante que o Investidor fique ciente que o sucesso de um franqueado não garante o resultado dos demais.

É importante que o empreendedor tenha condições de avaliar se, as ferramentas de gestão fornecidas pela franqueadora estejam alinhadas com os desafios que estão por vir. Os contratos entre o franqueador e o franqueado costumam ser muito limitados à negociação. Assim é importante saber o que exigir do franqueador.

Algumas Franquias exigem que as mercadorias, insumos, equipamentos e mobiliários, sejam adquiridos exclusivamente com eles, essa característica busca manter principalmente a padronização e qualidade dos produtos ou serviços ofertados. Porém, com excessão do produto final, mobiliários e equipamentos podem estar com valores muito superiores ao mercado em geral, colocando em risco a manutenção do resultado.

A maioria das franquias exigem o pagamentos de royalties, remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado. Assim é importante ter ciência do impacto dessa obrigatoriedade, e principalmente se os “serviços e sistemas” trazem de fato o benefícios esperado.

A Business Management pode auxiliar na escolha de uma modelo de Franquia que enquadre ao perfil do Investidor, avaliando as ferramentas e metodologias de gestão existentes. Nos negócios já em funcionamento, podemos criar ferramentas eficazes que garantam uma gestão eficiente.