Comércio

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A formação de preço deve seguir três variáveis principais, custos, mercado concorrente e estratégia. Assim, uma análise de mercado e da concorrência, somado á análise de custo, faz-se necessário. De um lado, a análise de custo de aquisição, despesas de vendas, demais custos e markup (diferença entre o custo total e o preço de venda) contemplam a primeira parte da formação do preço, o estudo de preço da concorrência preenche a segunda variável, completando, uma estratégia clara de mercado.

Considerando que os custos somado ao markup, seja inferior ao preço da concorrência, onde a estratégia seja colocar um preço de venda a baixo do mercado, saiba que isso poderá mexer drasticamente com a concorrência, ou o contrário, caso o preço de venda seja fixado a cima do de mercado, buscando assim uma markup maior, poderá exigir que seu produto seja diferenciado do já comercializado pela concorrência.

É comum que os preço de venda seja estabelecido de acordo com o praticado pelo mercado, sem se preocupar com os respectivos custos, pode levar ao fracasso, uma vez que seguir a concorrência sem saber que resultado estão obtendo, pode ser prejudicial. A não ser que exista uma demanda reprimida pelo produto, o que fará com que o cliente deixe de comprar da concorrência e passe a comprar o seu produto?